Voltar

Instituto Crescer Legal participa do V Seminário Estadual de Aprendizagem Profissional

08.06.2017

A última edição foi realizada em 2015, em Santa Cruz do Sul, quando o Instituto Crescer Legal lançou o Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Em 2017, os resultados do primeiro ano do piloto serão apresentados no evento que acontece no dia 12, em Caxias do Sul (RS).

12 de junho 2017 (Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil) – O Instituto Crescer Legal estará representado durante o V Seminário Estadual de Aprendizagem Profissional no combate ao trabalho infantil do Rio Grande do Sul. Com o tema “oportunidade que transforma”, o encontro será realizado na próxima segunda-feira, 12 de junho, no Teatro Murialdo, em Caxias do Sul (RS).

A programação inicia às 9 horas com apresentação da Orquestra dos Aprendizes da Instituição Pão dos Pobres, seguido de pronunciamentos das autoridades federais, estaduais e locais. Serão temas dos debates a administração pública municipal e aprendizagem profissional na parte da manhã, bem como a aprendizagem como oportunidade, na parte da tarde, sobre o qual o Instituto Crescer Legal fará contribuições por meio da consultora Dra. Ana Paula Motta Costa.

“No Instituto Crescer Legal desenvolvemos a alternativa de aprendizagem no meio rural, de acordo com as possibilidades da Lei de Aprendizagem, mas viabilizando a contratação de adolescentes por empresas envolvidas na cadeia produtiva do tabaco. Esta solução reúne vários elementos que contribuem com a construção de oportunidades. Além disso, a proposta pedagógica do curso demostra a necessidade de um trabalho muito presente e intenso junto aos jovens, identificando suas necessidades e desejos. Um projeto de vida só e possível junto com os envolvidos”, afirma Ana, que também é advogada e psicóloga.

A expectativa é que participem cerca de 500 pessoas, entre jovens atendidos por instituições formadoras de aprendizagem profissional da cidade e do Estado, representantes de empresas parceiras, de prefeituras da região, entre outras representações do Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho da 4ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região e do Governo do Estado. A promoção do Seminário é da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) do RS, com a coordenação do Fórum Gaúcho de Aprendizagem Profissional (Fogap) e do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti), bem como do Grupo de Trabalho da Aprendizagem Profissional de Caxias do Sul.

SOBRE O INSTITUTO – O Instituto Crescer Legal foi fundado em 23 de abril de 2015. Já em 2016, implementou o Programa de Aprendizagem Profissional Rural. Atualmente, cinco turmas estão em andamento em Candelária, Vera Cruz, Venâncio Aires, Vale do Sol e Santa Cruz do Sul. O projeto-piloto do Programa de Aprendizagem Profissional Rural é pioneiro e segue os preceitos da Lei da Aprendizagem, oferecendo aos jovens salário proporcional a 20 horas semanais, além de certificação e demais direitos (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005). Os jovens são contratados pelas empresas associadas ao Instituto, mas as atividades são todas realizadas na escola parceira, durante o contraturno, em suas propriedades, comunidades e em saídas de estudo. O curso tem duração média de 11 meses, com 4 horas diárias de segunda a sexta-feira, totalizando 920 horas. A proposta da formação está voltada para o desenvolvimento de um empreendedor em agricultura polivalente, que planeja e administra unidade de produção. O público-alvo para o projeto-piloto é de adolescentes de 14 a 18 anos, cursando o Ensino Regular e oriundos de famílias de pequenos produtores rurais, em especial produtores de tabaco.

 

Dra. Ana Paula Motta Costa, consultora do Insituto Crescer Legal.

 

 

Imagens: Divulgação (disponível em alta resolução)

Contato com a imprensa:

AND,ALL

Loader